17-12-2024 - 14:39
A Universidade do Algarve, através da Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia (CRIA), em parceria com a Associação Empresarial da Região do Algarve (NERA), a Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve, Algarve Evolution, e com a Algarve Systems and Technology Partnership Association (Algarve STP), organiza a 8ª edição do Concurso «Ideias Em Caixa».
Este concurso tem como principal missão promover o empreendedorismo e a iniciativa empresarial, através da criação de novas empresas nos diferentes domínios de especialização dos setores do turismo, economia do mar, recursos endógenos terrestres, indústrias culturais e criativas (ICC), saúde, bem-estar e longevidade, sustentabilidade ambiental, tecnologias de informação, comunicação e eletrónica (TICE), entre outras de manifesto interesse. Neste sentido, pretende-se alcançar os seguintes objetivos:
a) estimular e apoiar a criação de novas empresas e startups inovadoras;
b) fomentar a aplicação empresarial do conhecimento produzido na Universidade do Algarve pelos alunos, investigadores e professores;
c) estimular e apoiar a criação de spinoffs a partir dos resultados de investigação da Universidade do Algarve;
d) promover o empreendedorismo qualificado e a inovação na região do Algarve;
e) contribuir para a criação e aumento do emprego qualificado;
f) contribuir para o aumento das exportações e para a diversificação da base produtiva da economia regional;
g) contribuir para o desenvolvimento económico e social da região e do país.
O «Ideias em Caixa» destina-se a pessoas com mais de 18 anos (individualmente ou em grupo), e a empresas e organizações constituídas há menos de 3 anos, que pretendam desenvolver ideias de negócio inovadoras que não estejam em fase de exploração comercial.
As 40 melhores ideias de negócio terão acesso a Ações de Maturação e Aceleração, enquanto as 20 melhores, a um Programa de Coaching Empresarial, entre outros prémios de apoio à criação da empresa. A primeira melhor ideia classificada em cada categoria a concurso: I&DT, Turismo, Mar, Saúde e Bem-Estar, Recursos Endógenos, ICC, TICE e Sustentabilidade, receberá um prémio monetário de 5.000€. Perfazendo um total de 40.000€ a entregar em valor monetário.
A fase de candidaturas é até 7 de março 2025, através do preenchimento do formulário de candidatura disponível em www.cria.pt.
A informação nesta página não dispensa a consulta do regulamento do concurso.
Esta iniciativa constitui uma das atividades nucleares do projeto ALGARVE EMPREENDE 2026: Promoção do Empreendedorismo Qualificado na Região do Algarve, um projeto cofinanciado peloSIAC – Empreendedorismo Qualificado associado ao Conhecimento, do Programa Regional do Algarve 2030 (Algarve 2030).