28-04-2016 - 15:09
Até ao próximo dia 31 de julho decorre o prazo para submissão de candidaturas ao SIFIDE - Sistema de Incentivos Fiscais à Investigação e Desenvolvimento Empresarial, que concede incentivos fiscais às atividades de I&D empresarial, como forma de apoio às empresas que queiram intensificar os seus investimentos em investigação e desenvolvimento.
Se a sua empresa investiu, em 2015, em atividades I&D, através de projetos financiados por programas de apoio nacional ou comunitário ou através de projetos desenvolvidos internamente pela própria empresa, poderá candidatar-se a este incentivo.
Projetos realizados exclusivamente por conta de terceiros, nomeadamente através de contratos e prestação de serviços de I&D não são elegíveis.
O SIFIDE – Sistema de Incentivos Fiscais à I&D Empresarial visa aumentar a competitividade das empresas, apoiando o seu esforço em Investigação e Desenvolvimento através da dedução à coleta do IRC das respetivas despesas.
O SIFIDE foi criado em 1997 como medida de estímulo à participação do setor empresarial no esforço global de I&D. A experiência resultante da sua aplicação permite concluir que este mecanismo tem contribuído para um incremento efetivo da atividade de I&D por parte das empresas portuguesas.
O sistema de incentivo passou por diversas revisões. O SIFIDE II passou a vigorar a partir de 2011 com a introdução de algumas alterações à legislação que o tornam ainda mais atrativo para as empresas.
Mais informações em http://sifide.adi.pt.