03-05-2019 - 14:39
No dia 4 de maio, pelas 11h30, vai realizar-se no Campus da Penha (junto ao Complexo Pedagógico) da Universidade do Algarve, em Faro, a Apresentação Pública do Polo Tecnológico do Algarve. A iniciativa conta com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, e da secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Maria do Céu Albuquerque.
O Polo Tecnológico do Algarve pretende ser um foco de atração de empresas, de cariz regional, nacional e internacional, alinhado com a Estratégia de Desenvolvimento Regional do Algarve - RIS3 e com os objetivos propostos pelo PO Algarve, procurando atrair um número significativo de empresas com atividade instalada, com relacionamento privilegiado com a Universidade e responsáveis por um crescente volume de negócios dirigido à exportação. Desempenhando conjuntamente funções de centro de valorização e transferência de conhecimento e parque de ciência e tecnologia, este Polo procurará agregar competências destinadas ao desenvolvimento tecnológico e à inovação em setores de atividade económica com expressão consolidada ou emergente no Algarve, nomeadamente as TICE, a Saúde e Bem-Estar e a Energia.
O valor de investimento global é de 5.428.571,42 Euros, com cofinanciamento pelo FEDER de 3.800.000,00 Euros e autofinanciamento de 1.628.571,43 Euros.
A prioridade da operação está fundamentalmente orientada para adaptar e expandir espaços existentes, garantindo as condições adequadas para um funcionamento integrado de um tecido empreendedor já numeroso, englobando as diversas valências das TICE e propiciando a execução de projetos intersectoriais, assente na valorização e transferência de conhecimento, no acolhimento de empresas e na interação com as unidades de investigação da Universidade, potenciando a criação de novas empresas de base conhecimento.
A área infraestruturada para acolhimento de empresas será de 6.134 metros quadrados, dos quais 5.360 metros quadrados integram a infraestrutura Parque de Ciência e Tecnologia (ALGARVE TECH HUB – 4.495 metros quadrados) e a infraestrutura Centro de Valorização e Transferência de Conhecimento (Centro de Simulação Clínica – 865 metros quadrados).
Consultar programa aqui.