Criação de EBT e Implementação de Fatores de Competitividade para o Fortalecimento e Consolidação de Empresas
O projeto TransEBT pretende fomentar a criação de empresas de base tecnológica (EBTs) e a implementação de fatores de competitividade para o fortalecimento e consolidação de empresas através da promoção dos mecanismos de transferência de tecnologia e conhecimento desde os centros de I&D e do fomento da cooperação transfronteiriça.
Uma das principais atividades do projeto foi a realização de um Concurso de Ideias para criação de empresas inovadoras com a designação de CITransEBT.
Este concurso visou a promoção de ideias inovadoras para a criação de empresas, baseadas no conhecimento promovido nos centros de investigação das universidades, através da participação de investigadores, alunos, ex-alunos, professores e funcionários no concurso. O CITransEBT tal como o projeto TransEBT, tiveram o objetivo de estimular as relações transfronteiriças, assim neste concurso terá em conta o cariz transnacional de cada projeto.
O CITransEBT foi parte integrante do projeto europeu, TRANS EBT – Criação de Empresas de Base Tecnológica (EBT) e implementação de fatores de competitividade para o fortalecimento e consolidação das empresas, através da transferência tecnológica dos centros de investigação e do fomento da cooperação transfronteiriça. Este projeto foi co-financiado pelo Programa Operacional Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal (POCTEP).
Associaram-se à iniciativa como parceiros as seguintes entidades: AMBIFARO; Andalucía Emprende; e-TIS; Município de Faro e Parque Científico y Tecnológico de Huelva (PCTH).
A cerimónia de entrega de prémios, que se realizou na Faculdade de Ciências Experimentais da Universidade de Huelva, marcou o final do concurso organizado pelo CRIA – Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia da Universidade do Algarve e pela Oficina de Transferência de Resultados de Investigação, da Universidade de Huelva (OTRI).
Durante os cerca de cinco meses que mediaram o lançamento e o término do concurso, os participantes tiveram a oportunidade de consolidar as suas ideias de negócio.
Foram recebidas cerca de 60 candidaturas, das quais 33 passaram à 2ª fase do concurso, composta por seminários e oficinas de empreendedorismo, onde os participantes puderam aprender e desenvolver os seus projetos, com a ajuda de consultores especializados, culminando esta fase com a elaboração de um pré-plano de negócios para avaliação final.
O júri do “CITrans EBT” premiou, assim, 10 ideias, cinco espanholas e cinco portuguesas, em áreas como Turismo, Agroalimentar, Tecnologias da Informação e Comunicação ou Biologia.
Parceria:
Duração: 24 meses
Website do Projeto: www.transebt.com.