Projeto Europeu Tuna Route

Em execução

O  projeto Tuna Route visa desenvolver o turismo náutico sustentável no Mediterrâneo, com base no valor icónico, patrimonial e económico do atum.

Objetivo geral:

Estabelecer uma rota de turismo internacional a longo prazo, desde a concepção até ao marketing operacional e à promoção de produtos e pacotes de turismo náutico, aproveitando o valor icónico do Atum Atlântico ‘Bluefin’. Está prevista a criação de novos produtos turísticos e novos negócios através da dinamização de duas rotas regionais que funcionarão como estudos de caso: “Estreito de Gibraltar” (Algarve e Cádiz) e “Ilhas Mediterrânicas” (Maiorca, Sardenha e Sicília). Serão dinamizadas iniciativas como o Festival do Atum e um “passaporte do atum”.

Objetivos específicos:
  • Definir um quadro para a cooperação transnacional e encorajar sinergias entre diferentes destinos;
  • Definir um quadro para a cooperação transnacional e encorajar sinergias entre diferentes destinos;
  • Apoiar o desenvolvimento de produto e a diversificação da oferta, procurando sinergias com outras atividades marítimas e turísticas;
  • Fornecer produtos e iniciativas destinadas a reduzir a sazonalidade turística;
  • Envolver stakeholders através da implementação de uma metodologia comum em 2 estudos de caso: “Estreito de Gibraltar” (Algarve e Cádiz) e “Ilhas Mediterrâneas Ocidentais” (Sicília, Sardenha e Maiorca);
  • Destacar a visibilidade à escala global graças à massa crítica e à promoção colaborativa.
Atividades:

Rota Turística Transnacional (WP2)

  • Definição da Rota Turística Transnacional
  • Implementação da rota
  • Relações Institucionais e envolvimento dos parceiros
  • Sustentabilidade a longo prazo

Desenvolvimento de produtos turísticos náuticos (WP3)

  • Análise do estado-da-arte (Mapeamento dos stakeholders; Tendências de mercado no turismo náutico e setores relacionados com o atum)
  • Apoio ao desenvolvimento de produto (Identificação de Boas Práticas e workshop metodológico)
  • Demonstração da atividade de desenvolvimento de produtos transnacionais (A ‘viagem do atum’: 4 itinerários transnacionais e 2 nacionais; Tuna Quest; festival do atum.)

Implementação local (WP4)

  • Definição do enquadramento (mapeamento do enquadramento; identificação de Boas Práticas
  • Envolvimento e capacitação dos stakeholders (workshop de stakeholders locais; apoio a operadores locais e a empreendedores)
  • Aprendizagens (Avaliação dos resultados a nível local; Recomendações)

Disseminação e Marketing (WP5)

  • Marketing
  • Disseminação geral
  • Transferência de conhecimento
Parceria:

A parceria internacional é constituída por dez entidades de quatro países: Espanha (Cádiz e Palma de Maiorca), Irlanda, Itália (Sicília e Sardenha) e Portugal (Algarve).

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1.Instituto de Emprego e Desenvolvimento Económico e Tecnológico – Diputacion de Cádiz– IEDT (Líder de Projeto)
   Cádiz, Espanha
2.Região da Sicília – Dep. de Turismo, Desporto e Espetáculo - RegS
   Região da Sicília, Itália
   AMP Isole Egadi – AMPIE
  Feedback SRL
   Palermo, Itália
3.Câmara de Comércio de Maiorca – CCM
   Maiorca, Espanha
4.Dalula Marine SL
   Sevilha, Espanha
5.Universidade do Algarve – UAlg

   Faro, Portugal
6.Município de Carloforte – CdC
   Sardenha, Itália        
7.Bitectura SL
   Santander, Espanha
8.Myweekcharter Ltd – MWC
   Dublin, Irlanda

 

A Universidade do Algarve é entidade parceira do projeto, através do CRIA - Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia e da Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo (ESGHT).

O projeto Tuna Route é co-financiado pelo Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas, convocatória “Rotas Náuticas para a Europa” (2016).

Duração

24 meses (1/01/2018 – 31/12/2019)

Mais informações em https://ec.europa.eu/maritimeaffairs/content/nautical-routes-europe-five-new-tourism-ideas-launched-make-europe-destination-excellence_en.

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