Projeto Europeu KnowInG

Concluído

Conhecimento de Inteligência e Inovação para um Crescimento Sustentável

As atividades intensivas em conhecimento, dependem do efeito de proximidade e, portanto, tendem a prosperar em grandes aglomerações. Mas algumas experiências relevantes na União Europeia têm demonstrado que as cidades e regiões médias, não incluídas nas aglomerações de conhecimento global, podem produzir uma economia dinâmica baseada na criação e promoção do conhecimento. Esta evidência é suportada por um sistema de políticas e programas consolidados e aplicados na UE. Neste âmbito, os conceitos de rede e sinergia ocupam um lugar central no pensamento atual acerca das políticas de reestruturação das regiões urbanas, o que faz com que toda a rede das regiões urbanas seja mais que a soma das suas partes e representa a massa crítica para a Competitividade Internacional. A independência das trocas económicas da escala nacional tradicional de governança está fundamentalmente ligada às mudanças na produção e no comércio, que estão cada vez mais estão associados ao conhecimento.

_MG_2261.JPG

Forças motrizes da importância do crescimento são as atividades de conhecimento intensivo (também designado cluster criativo) que constituem as indústrias culturais, ramos relacionados com a alta tecnologia, as instituições de ensino superior e serviços avançados de produção, que são de importância crescente na economia da UE.

Os objetivos gerais deste projeto são: promover e apoiar a economia do conhecimento e reforçar a cooperação e o encontro das instituições públicas, da inovação, das instituições de investigação e desenvolvimento e dos agentes económicos para a criação de novas políticas de desenvolvimento dirigidas à economia do conhecimento.

Parceria:

knowing_mapa.png

  • Centre of Economic and Social Research for the South of Italy – CRESM (Itália) – Lead Partner
  • Valencian Federation of Municipalities and Provinces (Espanha)
  • CEEI Valencia - Valencia Business and Innovation Centre (Espanha)
  • Calabria Region (Itália)
  • Sicily Region, Labour Department (Itália)
  • Business and Innovation Centre of Attika (Grécia)
  • Lavrion Technological and Cultural Park - NTUA asset management and development corporation (Grécia)
  • Region of Attika (Grécia)
  • Anglia Ruskin University (Reino Unido)
  • Universidade do Algarve - CRIA (Portugal)

Início da Execução: 01 de Junho de 2010
Final da Execução: 30 de Maio de 2012
Duração: 24 meses

Website do Projeto: http://www.knowing-project.eu

med.jpg

Documentos: