Conhecimento de Inteligência e Inovação para um Crescimento Sustentável
As atividades intensivas em conhecimento, dependem do efeito de proximidade e, portanto, tendem a prosperar em grandes aglomerações. Mas algumas experiências relevantes na União Europeia têm demonstrado que as cidades e regiões médias, não incluídas nas aglomerações de conhecimento global, podem produzir uma economia dinâmica baseada na criação e promoção do conhecimento. Esta evidência é suportada por um sistema de políticas e programas consolidados e aplicados na UE. Neste âmbito, os conceitos de rede e sinergia ocupam um lugar central no pensamento atual acerca das políticas de reestruturação das regiões urbanas, o que faz com que toda a rede das regiões urbanas seja mais que a soma das suas partes e representa a massa crítica para a Competitividade Internacional. A independência das trocas económicas da escala nacional tradicional de governança está fundamentalmente ligada às mudanças na produção e no comércio, que estão cada vez mais estão associados ao conhecimento.
Forças motrizes da importância do crescimento são as atividades de conhecimento intensivo (também designado cluster criativo) que constituem as indústrias culturais, ramos relacionados com a alta tecnologia, as instituições de ensino superior e serviços avançados de produção, que são de importância crescente na economia da UE.
Os objetivos gerais deste projeto são: promover e apoiar a economia do conhecimento e reforçar a cooperação e o encontro das instituições públicas, da inovação, das instituições de investigação e desenvolvimento e dos agentes económicos para a criação de novas políticas de desenvolvimento dirigidas à economia do conhecimento.
Parceria:
Início da Execução: 01 de Junho de 2010
Final da Execução: 30 de Maio de 2012
Duração: 24 meses
Website do Projeto: http://www.knowing-project.eu
Documentos: