O KIMERAA - Knowledge transfer to Improve Marine Economy in Regions from the Atlantic Area, desenvolverá nichos de excelência através da ligação entre o conhecimento científico e empresas, algo essencial para articular canais de transferência de conhecimento nas regiões do Espaço Atlântico, ligando os diferentes atores institucionais que intervêm na economia marítima.
O projeto tenta reduzir um problema transnacional, o paradoxo europeu, a dificuldade de transformar a investigação europeia em produtos de elevado valor acrescentado e alta rendibilidade. O KIMERAA promove uma compreensão mais profunda sobre os clusters marítimos, agentes da inovação e instituições no Espaço Atlântico.
Todos os parceiros irão desenvolver catálogos de competências e serviços em áreas ligadas ao Mar e uma ferramenta web que procura compatibilizar as aptidões de investigação, a tecnologia oferecida e a procura de inovação. Finalmente será criada uma Rede Europeia de Transferência de Conhecimento no Espaço Atlântico (ENKTAA) para promover a sustentabilidade dos resultados para além do término do projeto. No KIMERAA os mecanismos de transferência de conhecimento referem-se à criação de spin-offs, atividades de licenciamento ou projeto sendo determinante incentivar estes canais para a consolidação de uma rede de parceiros focados na criação de nichos de excelência ligados ao Atlântico com um impacto significativo no desenvolvimento das economias regionais.
Atlantic's KIMERAA - When Science and Tradition Come Together
Kimera do Atlântico - Encontro Entre Ciência e Tradição é um documentário encomendado pelo CRIA/ Universidade do Algarve, inserido no projeto KIMERAA, em parceria com Espanha, Reino Unido e Irlanda.
Parceria:
Início da Execução: 01 de Abril de 2010
Final da Execução: 02 de Abril de 2012
Duração: 24 meses
Website do Projeto: http://kimeraa.eu
Documentos: