ALGARVE EMPREENDE 2026 І PROMOÇÃO DO EMPREENDEDORISMO QUALIFICADO NA REGIÃO DO ALGARVE

O empreendedorismo qualificado desempenha um papel fundamental no desenvolvimento e fortalecimento de um ecossistema regional inovador, estimulando a criação de negócios de elevado impacto e potencial de crescimento. Empreendedores qualificados possuem visão estratégica, domínio técnico e capacidade de gestão, o que permite identificar oportunidades de inovação, assim como desenvolver soluções competitivas com base na valorização do conhecimento e tecnologia.

Esse espírito empreendedor atrai investimentos, gera empregos qualificados e fomenta a disseminação de conhecimento e tecnologia. Adicionalmente, impulsiona a cooperação entre empresas, instituições académicas e decisores políticos, promovendo o desenvolvimento e crescimento regional do Algarve.

No entanto, não obstante os avanços obtidos até ao momento e todo o seu potencial, a região demonstra ainda fragilidades significativas. É neste contexto que surge o presente projeto: ALGARVE EMPREENDE 2026.

Esta operação tem como principal missão: estimular o ecossistema empresarial da região, através de iniciativas que potenciam as capacidades e competências dos empreendedores para a criação e implementação de ideias de negócio inovadoras, tal como contribuir para o aumento da taxa de sobrevivência das empresas. 

 

Neste sentido, os principais objetivos do projeto são:

a)      Reforçar a cooperação, parcerias e redes de apoio ao empreendedorismo qualificado do Ecossistema Empreendedor da Região.

b)      Incentivar a criação e aceleração de empresas inovadoras.

c)      Estimular o ecossistema empreendedor regional internacionalmente.

d)      Promover o empreendedorismo no âmbito das fileiras do Plano de Ação Algarve 2030.

 

ATIVIDADES

 

Atividade 1. Desenvolvimento de um programa para a dinamização da ReDial – Rede de Incubadoras do Algarve,  e para a Rede INVEST Algarve. Esta atividade consiste na elaboração de um estudo para a identificação dos fatores críticos das incubadoras do Algarve, assim como ações de dinamização e capacitação da rede com vista à preparação do «Plano de Desenvolvimento da ReDial 2030».

Atividade 2. Desenvolvimento de um programa de dinamização da Comunidade Algarve Digital Innovators (ADI). O crescimento da comunidade de nómadas digitais e remote workers na região e a sua importância no âmbito do ecossistema de inovação, justificam a elaboração de um «Plano de Desenvolvimento da Comunidade ADI 2030» e a sua dinamização, através de eventos e conceção de conteúdos promocionais.

Atividade 3. Desenvolvimento e dinamização da Rede ATH Mentors & Investors. A presente atividade surge da necessidade de consolidar a rede de mentores e investidores do ecossistema de inovação do Algarve, contemplando assim a elaboração de um «Plano de Desenvolvimento 2030 para a Rede ATH Mentors & Investors», tal como sessões de trabalho e de dinamização desta.

Atividade 4. Desenvolvimento do programa digital avançado para o ecossistema empreendedor regional. Esta atividade pretende promover a transição digital do ecossistema da região, através da criação de uma plataforma regional: «Portal do Empreendedorismo». Esta pretende assegurar a intermediação e registo de informação “interna” dos diferentes agentes do ecossistema, assim como melhorar a atual plataforma bealgarve.pt.  

Atividade 5. Desenvolvimento e implementação de um concurso de ideias de negócio. Esta atividade consiste no desenvolvimento e implementação de um programa estruturado de apoio à criação e consolidação de ideias de negócio, nos domínios das Ações Transformativas/EREI Algarve. Prevê, em simultâneo, ações de maturação e coaching empresarial.

Atividade 6. Desenvolvimento e implementação de um programas de apoio à criação e aceleração de empresas, que permitirá apoiar afase de arranque através de um programa de apoio à validação de provas de conceito e de um programa de Business Mentoring, direcionados para empreendedores e/ou start-ups regionais.

Atividade 7. Realização do Roadshow Intermunicipal «Autarquias Empreende». Esta atividade contempla a realização de eventos em cada um dos 16 municípios do Algarve, prevendo o envolvimento de empresas locais, a realização de sessões de networking, workshops e painéis de discussão, assim como destacar as oportunidades e desafios específicos de cada município.

Atividade 8. Realização das iniciativas «Algarve Tech Hub Summit 2024» e « Algarve Tech Hub Summit 2025», eventos de cariz internacional de promoção do ecossistema regional empreendedor, que conta com a participação oradores relevantes (nacionais e internacionais), com o objetivo de envolver,  sensibilizar e capacitar o ecossistema da região do Algarve nas tendências e boas práticas nos diferentes domínios da Estratégia Regional de Especialização Inteligente do Algarve 2030.

Atividade 9. Participação em roadshows internacionais para a promoção do ecossistema empreendedor do Algarve, com vista ao estabelecimento de protocolos e acordos que valorizem e dinamizem o ecossistema empreendedor regional e a atração de estudantes, empreendedores e investidores para o ecossistema.

Atividade 10. Promoção do ecossistema empreendedor do Algarve nas edições de 2024 e de 2025 da «Web Summit Lisbon», em paralelo com a organização do evento «MEETING Algarve Innovation Ecosystem», promovendo internacionalmente a região do Algarve e o seu ecossistema, enquanto estimula a atração de empreendedores e investidores para a região.

Atividade 11. Desenvolvimento e dinamização de um programa para o empreendedorismo junto das fileiras “Diversificar Algarve”: economia do mar, alfarroba, citrinos, produtos da apicultura, batata-doce, vinho, plantas e flores, e medronho. Esta atividade foca-se na promoção do empreendedorismo destas fileiras e inclui: estudo do perfil do empreendedor (por fileira); dinamização de comunidades de inovação; elaboração de planos de ação e desenvolvimento de uma “Ferramenta Digital – Comunicação Intra Comunidades de Inovação”, para a gestão e partilha de conteúdos.

 

 

PARCERIA

1. Universidade do Algarve, através da sua Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia (CRIA)

2. AMAL- Comunidade Intermunicipal do Algarve

3. Algarve Evolution

4. Algarve Systems and Technology Partnership Association (Algarve STP)

5. Associação Empresarial da Região do Algarve (NERA)

6. Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE)

 

Data de início: outubro 2024

Data de conclusão: setembro 2026

Custo total: 1.411.383,60 €

Ficha de Projeto[AC1] 

 

O projeto Algarve Empreende 2026: Promoção do Empreendedorismo Qualificado na região do Algarve, é uma operação candidata ao SIAC – Empreendedorismo Qualificado associado ao Conhecimento, do Programa Regional do Algarve 2030 (Algarve 2030), cuja prioridade «Inovação e competitividade» (1-A).

 [AC1]Colocar o link de acesso á Ficha de Projeto.

Ficha de Projeto
pdf, 978 KB