10-11-2014 - 11:28
A exploração do conhecimento científico e tecnológico gerado na UAlg é um fator determinante para o desenvolvimento económico e para o aumento da competitividade regional.
A UAlg, através da Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia, presta apoio a diversas entidades que tenham como objetivo valorizar o conhecimento produzido, não só aquele que resulta do trabalho científico da Universidade, como também o que é sugerido pela dinâmica produtiva da Região. Para isso, define uma metodologia que abrange os seguintes aspetos:
1. Conhecer as Necessidades/Ideias empresariais de I&DT e Inovação;
2. Identificar as Competências de I&DT e Inovação na UAlg;
3. Estabelecer as Parcerias;
4. Definir o Projeto e Identificar Fontes de Financiamento;
5. Apoiar a Submissão de Candidaturas em Articulação com as Entidades Gestoras dos Programas.
Contacte-nos para o e-mail cria@ualg.pt ou através do telefone +351 289 800 097
para marcação de duma reunião. Estamos disponíveis para ajudá-lo de segunda a
sexta-feira das 9h30 Às 13h00 e das 14h30 às 18h00.
As atividades destinadas a incentivar o empreendedorismo de base
tecnológica são um pilar fundamental da valorização económica e
social do conhecimento gerado na Universidade e na Região.
O apoio à criação de empresas de base tecnológica constitui,
por isso, uma aposta clara da UAlg enquanto forma de valorizar
e transferir conhecimento. Neste domínio, a metodologia abrange
um conjunto de etapas que, se bem desenvolvidas, facilitam o
sucesso das iniciativas lançadas. Assim:
1. A Ideia e o Empreendedor
Conhecimento dos promotores, da ideia de negócio e das suas
expetativas empresariais.
2. Da Ideia ao Negócio
Criação de condições para que os promotores consigam passar a
“ideia da cabeça para o papel”, concretizando-a num projeto
empresarial.
3. O Plano de Negócios
Encontro de soluções para a elaboração do plano de negócios
e para a mobilização de recursos técnicos, financeiros e
humanos para o projeto.
4. A Formalização e o Acompanhamento
Apoio à formalização do negócio, ao diagnóstico das necessidades
para o seu desenvolvimento (incubação, financiamento,
licenciamento, entre outras) e proposta de soluções.