30-06-2015 - 11:01
Nos últimos anos, um pouco por todo o mundo, governos, universidades, parceiros sociais e económicos têm desenvolvido estratégias e ações de promoção do empreendedorismo.
Este é entendido como uma atitude sobre o mundo e uma forma de se relacionar consigo e os outros. Mais do que ser empresário, ser empreendedor é a capacidade de criar algo novo, empenhando-se e assumindo riscos, dedicando o tempo e o esforço necessário e recebendo as consequentes recompensas da satisfação e independência económica e social. Indivíduos empreendedores fazem organizações e sociedades empreendedoras. Daqui decorre o papel fundamental que as Universidades têm no desenvolvimento de uma sociedade mais empreendedora, enquanto formadora de pessoas (em termos de competências técnicas e humanas), de transposição do conhecimento científico e tecnológico para o mundo empresarial e mesmo, elas próprias, como dinamizadoras dos processos de desenvolvimento económico e social. Torna-se, assim, fundamental potenciar a inovação e I&D gerada nas instituições de ensino e a transformação de ideias inovadoras em iniciativas empresariais e de dinamização social bem-sucedidas.
Dada a relevância que este novo campo de trabalho e de desenvolvimento de competências vem assumindo, o Projeto TransEBT, no qual a Universidade do Algarve é parceira, pretende sensibilizar os alunos para a temática do empreendedorismo, procurando fomentá-los a participar em formações nesta área. O Projeto TransEBT tem como missão incentivar a criação de empresas de base tecnológica (EBT) através da transferência de tecnologia a partir de centros de investigação, visando a aplicação dos fatores de competitividade nas empresas para a sua consolidação.